top of page

Tireoide 

Crescimento

letra-de-medico-crianca-problemas-no-cre

Como saber se meu filho ou minha filha está crescendo normalmente?

Após o nascimento, altura e peso devem ser aferidos regularmente até os 18 anos, e os dados obtidos devem ser colocados nas curvas de crescimento para avaliar se o padrão de crescimento da criança está compatível com outras de mesmo sexo e idade, e verificar se o crescimento está de acordo com o padrão de estatura da família.

 

O que é a estatura-alvo?

Esse é um critério para se avaliar com base na altura de seus pais, o potencial genético de crescimento.

A fórmula matemática para calcula-la é a seguinte (cálculo em cm):

 

Meninas = Altura da Mãe (cm) + (Altura do Pai (cm) – 13) / 2

Meninos = Altura da Mãe (cm) + (Altura do Pai (cm) + 13) / 2

 

O resultado desse cálculo é chamado de estatura-alvo e o canal familiar consiste nas medidas de estatura que compreendem-se 10 cm abaixo e acima da estatura alvo.

 

O que é e como se calcula a velocidade de crescimento?

A velocidade de crescimento é a quantidade, em centímetros, que uma criança deve crescer em determinado período da vida e é expresso em centímetros por ano.

O cálculo da velocidade de crescimento é efetuado com duas medidas.

Como saber por quanto tempo a criança irá crescer?

A avaliação é feita através do exame de idade óssea realizando um Raio X da mão e do punho esquerdos. Analisando as características radiográficas determina-se a idade óssea do paciente e pode-se fazer uma previsão de crescimento.

 

O que determina o crescimento das crianças?

O crescimento é um processo complexo. Para que a criança atinja todo o seu potencial, muitos fatores estão envolvidos:

  • Nutrição

  • ausência de doenças crônicas

  • sono adequado

  • prática moderada de exercícios

  • saúde emocional entre outros

Mas, o principal fator para determinar a altura de um adulto, é mesmo a genética.

Cerca de 80% da estatura é determinada pelo tamanho dos pais.

 

Existe alguma relação entre baixa estatura e obesidade?

Geralmente a criança que está obesa cresce mais que o esperado, mas isso não a tornará um adulto alto. A tendência é que ocorra um avanço da idade óssea, e no final a criança obesa fica do tamanho esperado para o seu potencial genético. Se uma criança tem redução da velocidade do crescimento, ao mesmo tempo em que ganha muito peso, é necessário ficar alerta. A combinação de obesidade com baixa estatura indica que algo mais complexo está ocorrendo, como deficiência no hormônio de crescimento, excesso de glicocorticoides ou até mesmo, síndromes genéticas.

 

A falta de sono prejudica o crescimento?

O hormônio do crescimento (GH) é produzido e liberado no organismo durante o sono, principalmente, ao longo da noite. Cerca de 30 minutos após o adormecimento, com maior produção, a partir das 22 horas, até às seis da manhã. Por isso, crianças que dormem pouco, podem apresentar déficit de crescimento, prejuízos na memória, irritabilidade, menor concentração e dificuldades de aprendizado.

E não vale compensar a pouca quantidade de sono noturna, dormindo toda a parte da manhã ou com “cochilos” vespertinos. Dormir de dia, não produz o mesmo efeito. Por isso, é importante estabelecer horários para dormir e não permitir que os filhos durmam menos do que o suficiente.

 

Qual a importância da atividade física no crescimento?

As atividades esportivas de moderada intensidade, quando adequadamente programadas para cada idade e supervisionadas por um profissional responsável, são parte de uma vida saudável além de melhorar a densidade mineral óssea.

A atividade física extenuante, principalmente, se associada à restrição dietética, afeta o crescimento e o desenvolvimento da puberdade.

 

É comum ver crianças e adolescentes exagerando na musculação. Essa atividade pode atrapalhar o crescimento?

Os adolescentes têm fascínio por um corpo "sarado" e, muitos deles, querem fazer musculação, ainda muito jovens, na passagem para a adolescência. De fato, não é aconselhável fazer um treino de musculação muito pesado antes do fim da puberdade. Após o pico do estirão do crescimento, quando o corpo da criança se desenvolver por completo, com orientação de um bom profissional, a musculação será muito bem-vinda. Enquanto isso, é melhor fazer exercícios de força utilizando o próprio peso ou pesos livres mais leves e evitar treinos exagerados! E claro, continuar nas modalidades esportivas aeróbicas como futebol, natação, dança, ballet e tantas outras. Consulte um Endocrinologista Pediatra

Endocrino Pediatra - Limeira - Dra. Flávia Kurita Varoli

Tel: 019 - 98434-3606

Rua: Senador Vergueiro, 995 - Sala 331 - Limeira - São Paulo - Brasil

  • Facebook
  • Instagram
bottom of page