Tireoide

vertical_image_2.jpg

Diabetes Infantil

O que é diabetes?

Diabetes Mellitus é uma doença caracterizada pela elevação da glicose no sangue (hiperglicemia).

Pode ocorrer devido a defeitos na secreção ou na ação do hormônio insulina, que é produzido no pâncreas, pelas chamadas células beta.

A função principal da insulina é promover a entrada de glicose para as células do organismo de forma que ela possa ser aproveitada para as diversas atividades celulares.

A falta da insulina ou um defeito na sua ação resulta, portanto, em acúmulo de glicose no sangue, o que chamamos de hiperglicemia.

Qual o tipo mais comum de diabetes na infância?

O diabetes mellitus tipo 1 é o tipo mais comum de diabetes na faixa etária pediátrica e é resultado da destruição das células beta pancreáticas por um processo imunológico, ou seja, pela formação de anticorpos pelo próprio organismo contra as células, beta levando a deficiência de insulina

Em geral costuma acometer crianças e adultos jovens, mas pode ser desencadeado em qualquer faixa etária.

Quais os sintomas de diabetes?

Sede, diurese e fome excessivas, emagrecimento importante, cansaço e fraqueza são os sintomas mais característicos.

Tratamento:

O tratamento baseia-se na reposição da insulina que o pâncreas deixou de produzir e o endocrinologista infantil é o profissional melhor indicado neste caso.

Se o tratamento não for realizado rapidamente, os sintomas podem evoluir para desidratação severa, sonolência, vômitos, dificuldades respiratórias e coma. Esse quadro mais grave é conhecido como Cetoacidose Diabética e necessita de internação para tratamento.

A criança diabética nunca mais poderá comer doces?

Hoje em dia com os avanços da tecnologia no tratamento do diabetes, a criança diabética pode (e deve) comer de tudo, inclusive doces (com moderação, claro). Alimentação saudável e prática regular de exercícios físicos são imprescindíveis para a promoção da saúde e controle de qualquer doença, com o diabetes, não é diferente.

Converse com seu médico endocrinologista sobre as possibilidades de ajuste do tratamento conforme o estilo de vida do seu filho.

Como saber se o diabetes está bem controlado?

A melhor maneira de saber se o diabetes está bem controlado se dá através da monitorização das taxas glicêmicas diárias que podem ser realizadas através de glicosímetros (que mede a glicose através de uma gotinha de sangue da ponta do dedo) e/ou monitores contínuos de glicose.

Converse com seu médico sobre a opção que melhor se adequa ao seu tratamento.

Quais os outros tipos de diabetes?

Diabetes Tipo 2 (DM 2)

Corresponde à grande maioria dos casos (cerca de 90% dos pacientes diabéticos).

A insulina é produzida pelas células beta pancreáticas, porém, sua ação está dificultada, caracterizando um quadro de resistência insulínica e isso vai levar a um aumento da produção de insulina para tentar manter a glicose em níveis normais. Quando isso não é mais possível, surge o diabetes.

A instalação do quadro é mais lenta e os sintomas - sede, aumento da diurese, dores nas pernas, alterações visuais e outros - podem demorar vários anos até se apresentarem.

Há geralmente associação com aumento de peso e obesidade, acometendo principalmente adultos a partir dos 50 anos. Contudo, observa-se, cada vez mais, o desenvolvimento do quadro em adultos jovens e até crianças. Isso se deve, principalmente, pelo aumento do consumo de gorduras e carboidratos aliados à falta de atividade física

Outros Tipos de Diabetes

Outros tipos de diabetes são bem mais raros e incluem defeitos genéticos da função da célula beta (MODY), defeitos genéticos na ação da insulina, doenças do pâncreas (pancreatite, tumores pancreáticos, hemocromatose, doença celíaca), outras doenças endócrinas (Síndrome de Cushing, hipertireoidismo, acromegalia) e uso de certos medicamentos.

Diabetes Gestacional

Atenção especial deve ser dada ao diabetes diagnosticado durante a gestação

Pode ser transitório ou não e, ao término da gravidez, a paciente deve ser investigada e acompanhada

Na maioria das vezes ele é detectado no 3o trimestre da gravidez, através de um teste de sobrecarga de glicose

As gestantes que tiverem história prévia de diabetes gestacional, de perdas fetais, má formações fetais, hipertensão arterial, obesidade ou história familiar de diabetes não devem esperar o 3º trimestre para serem testadas, já que sua chance de desenvolverem a doença é maior.

Se você ou seu filho tem diabetes, consulte um endocrinologista para conversar sobre os possíveis tratamentos para seu caso.