top of page

Quem é Dra. Flávia Kurita Varoli?

fla_prof.jpg
CRICUT+(2).png

CRM - 134505

RQE - Pediatria - 60435 
RQE - Endocrinologia Pediátrica - 60435-1

Dra. Flávia Kurita Varoli é formada pela Unaerp com Residência na USP. Com 14 anos de experiência, residiu no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto por 4 anos, foi onde se destacou no tratamento infantil.

Hoje no seu consultório na cidade de Limeira - SP atende crianças de 0 a 18 anos. Sua especialidade é tratar pacientes com problemas de diabetes, tireoide, puberdade, crescimento, obesidade entre outras. Atendemos via Teleconsulta todo o Brasil.

Como saber se meu filho precisa de um Endocrinologista Infantil ?

Grupo de Apoio aos Diabéticos de Limeira

Se seu filho tiver problemas com crescimento, puberdade, diabetes ou outros distúrbios relacionados aos hormônios e às glândulas que os produzem, um endocrinologista pediátrico pode tratar seu filho.

Os hormônios são substâncias químicas que afetam o funcionamento de outras partes do corpo. Por exemplo, os hormônios decidem como a criança cresce e amadurece. As glândulas endócrinas, como a hipófise, liberam hormônios na corrente sanguínea. Endocrinologia é a ciência que estuda essas glândulas e os efeitos dos hormônios. 

Os problemas observados pelos endocrinologistas pediátricos geralmente são bem diferentes daqueles comumente observados pelos endocrinologistas que cuidam de adultos. O treinamento especial em condições pediátricas, no que se refere ao crescimento e desenvolvimento, é importante. Problemas hormonais estão frequentemente presentes por toda a vida. Os endocrinologistas pediátricos lidam com distúrbios hormonais em todas as fases da infância e adolescência.

Que tipo de treinamento os endocrinologistas pediátricos têm?

Endocrinologistas pediátricos são médicos que tiveram:

  • Seis anos de faculdade de medicina

  • Dois anos de residência médica em pediatria

  • Dois anos de treinamento em endocrinologia pediátrica

 

Que tipos de tratamento os endocrinologistas pediátricos fornecem?
 

  • Diabet​es tipo 1, tipo 2 e outros tipos de diabetes.

  • Hipoglicemia.

  • Obesidade.

  • Alterações da glândula hipófise: diabetes insipidus, hipopituitarismo, displasia septo-optica, tumores intracranianos que afetam a função da hipófise.

  • Distúrbios do crescimento (baixa estatura, deficiência de hormônio de crescimento, alta estatura).

  • Desordens da puberdade (puberdade precoce e tardia).

  • Alterações da glândula tiroide (hipotiroidismo, tiroidite de Hashimoto, hipertiroidismo, doença de Graves, nódulo de tiroide).

  • Alterações das glândulas adrenais (hiperplasia adrenal congênita, insuficiência adrenal, doença de Cushing).

  • Síndrome dos ovários policísticos e outras alterações menstruais.

  • Doenças genéticas que afetam a puberdade, a fertilidade (como Síndrome de Turner, Klinefelter, Kallmann).

  • Alterações da diferenciação sexual.

  • Doenças ósseas causadas por distúrbios do metabolismo do cálcio e vitamina D (raquitismo, osteoporose, osteopenia)

 

Onde posso encontrar um endocrinologista pediátrico?
 

Seu pediatra pode ajudá-lo a encontrar um endocrinologista certificado pelo conselho.
Os médicos especialistas possuem um número de registro chamado RQE. Faça uma rápida consulta através do site do conselho regional de medicina e procure saber se o médico possui o título de especialista na área.

 

www.cremesp.org.br

As crianças não são apenas pequenos adultos. Como indivíduos em crescimento, eles têm necessidades especiais relacionadas ao crescimento e desenvolvimento. Além disso, suas necessidades psicológicas são diferentes das dos adultos. Problemas hormonais que afetam o crescimento ou o desenvolvimento sexual podem ter efeitos significativos no bem-estar físico e emocional de uma criança. Os endocrinologistas pediátricos são sensíveis a esses problemas.

Os endocrinologistas pediátricos têm amplo treinamento e experiência em lidar com crianças e no tratamento de crianças com distúrbios endócrinos e problemas hormonais.

IMG_0758.JPEG
bottom of page